Principais causas da alopecia

A alopecia é quando ocorre a perda de uma grande quantidade de cabelos, e suas causas podem ser muito variadas, indo desde fatores emocionais e psicológicos até causas físicas com queda hormonal, entre outros.

O fato é que o problema, independentemente da causa, pode causar um grande problema na autoestima, tanto de homens quanto de mulheres.

Isso sem falar que a alopecia também pode ocorrer me outras áreas do corpo, tais como barba e sobrancelha.

O mais importante de tudo é conhecer as causas do problema, para que seja possível determinar o melhor tratamento para reverter o problema.

Então, vamos conhecer as principais causas da alopecia logo a seguir. Acompanhe!

Causas da alopecia

Como já foi dito, o problema da alopecia pode acontecer por uma grande variedade de motivos, veja:

• Medicamentos: certos medicamentos podem levar a uma queda temporária dos cabelos, como é o caso dos quimioterápicos, diluidores de sangue, pílulas contraceptivas e outros. Por outro lado alguns produtos naturais costumam ajudar como o Hairloss Blocker, suplemento que fortalece os fios.
  • Estresse: seja emocional ou físico, o estresse pode ocasionar uma perda de cabelo também temporária. Quando cessa a fonte de estresse, os cabelos tendem a voltar a crescer.
  • Uso de química: aplicar muita química no cabelo é um prato cheio para a queda de cabelos. Isso inclui as escovas progressivas, tingimento, alisamento e outros, portanto, cuidado!
  • Condições e doenças: a queda de cabelo também pode ser causada pela manifestação de doenças, ou seja, um sintoma da mesma. Nesse caso, podemos considerar anemia, lúpus, distúrbios de tireoide e outras.
  • Reação hormonal de pós-parto: engravidar é algo lindo, mas causa uma série de alterações hormonais no corpo da mulher, havendo um tipo de estresse físico na mamãe. Isso porque depois de parir o corpo entra em processo de renovação e não é incomum que haja queda de cabelos por causa disso. Em pouco tempo eles devem voltar a crescer.
  • Deficiência alimentar: quando não ingerimos as quantidades adequadas de nutrientes, proteínas, vitaminas e minerais, os fios podem ficar frágeis e apresentarem queda. No entanto, o crescimento pode voltar a acontecer quando houver a reposição desses nutrientes essenciais.
  • Genética: outro fator que responsável pela perda de cabelo dos jovens é a genética. Isso porque os genes tem uma influência direta na predisposição à queda e ela pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres
  • Menopausa: também por causa das alterações hormonais, a menopausa pode levar a uma queda mais acentuada dos cabelos.